Digitação

O aplicativo Microsoft Office Access 2007 é um dos bancos de dados mais poderosos e usados atualmente. Você aprenderá a trabalhar com os dados nele e a consultá-los, ampliando as possibilidades de uso do banco de dados em locais que precisam de uso ágil e confiável a dados.

Ficha Técnica

Carga horária: 24 horas.

01 computador para cada aluno.

Pré-requisitos: Introdução à informática e conhecimento sobre o sistema operacional Windows.

 A quem se destina: O curso de Access destina-se a pessoas que trabalham com o gerenciamento de banco de dados em escritórios de empresas, como fábricas e lojas que cadastram seus produtos e seus funcionários, para o cadastro de clientes, de fornecedores, etc. Destina-se também, especialmente, para alunos que também trabalham ou trabalharão com programação, pois a grande maioria dos programas trabalha com bancos de dados.

Objetivo: Estejam os usuários criando um banco de dados autônomo no computador para uso pessoal, do departamento ou de uma organização inteira, o Access oferece um banco de dados fácil de usar para gerenciamento e compartilhamento de dados. Assim, este é um curso com o objetivo de apresentar para o aluno e treiná-lo a utilizar todos os principais recursos referentes a bancos de dados.

 Conteúdo do curso:

Atividade 1 - Introdução ao PowerPoint 2007: O aluno conhecerá o ambiente de trabalho do Access 2007, aprenderá os conceitos básicos sobre bancos de dados, aprenderá a utilizar os serviços oferecidos pelo Assistente do Office e conhecerá os modos de exibição de um banco.

Atividade 2 – Trabalhando com o Banco de Dados: Nesta aula o aluno aprenderá os conceitos sobre tabelas, criará um banco de dados e criará e trabalhará tabelas com a ajuda de um assistente.

Atividade 3 – Trabalhando com a Tabela - I: Nesta atividade o aluno aprenderá os modos de visualização e suas utilizações. Fará ainda operações básicas com as tabelas: movimentação e inserir, copiar, mover e excluir registros da tabela.

Atividade 4 – Trabalhando com a Tabela - II: Serão ensinados mais conceitos importantes sobre as tabelas, entre eles: configuração de seu visual, localização e substituição de informações e impressão dos dados da tabela.

Atividade 5 – As Consultas - I: Após aprender a trabalhar os dados o aluno irá aprender a consultá-los. Nessa atividade ele verá o que é uma consulta e criará uma consulta com o Assistente. Verá ainda como criar uma consulta sem o Assistente.

Atividade 6 – As Consultas - II: Além das consultas convencionais há ainda outras consultas avançadas: consultas do tipo atualizar, acréscimo e exclusão. O aluno irá aprendê-las nessa atividade.

Atividade 7 – Os Relacionamentos: Nesta aula será apresentada um dos recursos mais importante e poderosos dos bancos de dados: os relacionamentos. O aluno entenderá os relacionamentos e os criará no estilo um-para-um e um-para-muitos, além de editá-los.

Atividade 8 – Os Formulários: O aluno entenderá o objetivo de um formulário. Também será levado a criar um formulário simples pelo Assistente e pelo modo Design. Também aprenderá a alterar um formulário já existente.

Atividade 9 – Os Relatórios: Na última lição o aluno aprenderá a imprimir as informações que ele usou até o momento através dos relatórios. Ele criará relatórios básicos no modo Design e com o Assistente. Também aprenderá a criar etiquetas. Por fim, aprenderá a imprimir seus relatórios.

 

Técnicas didáticas: 1 simulador e 1 apostila.

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